Início > Blog > O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

Um país como o Brasil, em que 2 a cada 3 pessoas possuem animais de estimação, precisa dos trabalhos de profissionais especializados. Seja para check-up ou para cuidados mais pontuais, os tutores fazem bem em recorrer a todo tipo de ajuda.

Para quem é “pai” de um gato ou cachorro pela primeira vez, é importante saber o que perguntar ao veterinário na primeira consulta.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil, o número de animais domésticos no país era de 149,6 milhões, um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior. A tendência é que esses números tenham aumentado ainda mais desde então.

Diante disso, pode ser um pouco desafiador saber exatamente o que questionar durante a primeira consulta do seu pet. Mesmo situações pontuais (como machucados superficiais) oferecem boas oportunidades de conhecer melhor a saúde do seu animal de estimação.

Para não ter dúvidas, leia este artigo até o final. Você está no blog da Rede DOK. Temos uma série de profissionais capacitados para atender seu pet.

Veja as especialidades veterinárias atendidas!

9 dicas sobre o que perguntar ao veterinário na primeira consulta

Abaixo , selecionamos 9 valiosas dicas que vão ajudar tutores que possuem dúvidas sobre a primeira visita ao veterinário. Vamos lá?

1 – O meu pet pode ter contato com outros animais?

Seja na convivência diária em uma mesma casa ou durante passeios, é inevitável que cães e gatos tenham contato com outros animais. Durante a avaliação, explique sobre a saúde e o comportamento do seu bicho de estimação e peça informações sobre como proceder nessas interações.

2 – Quando devo realizar a vacinação?

A vacinação é um dos elementos mais importantes para a prevenção e manutenção da saúde de cães e gatos, especialmente aqueles que têm contato com outros animais. Logo, este assunto deve ser um dos principais temas do que perguntar ao veterinário na primeira consulta.

Apesar de a maioria dos tutores saberem disso, a idade exata para cada vacina pode causar dúvidas.

Se essa for a primeira avaliação do seu pet, o veterinário perguntará a idade dele e se a vacinação está em dia. Aproveite essa oportunidade para tirar dúvidas, a fim de saber quando o bichinho deve comparecer ao consultório para receber novas doses e ser vermifugado.

 

3 – Quais são os problemas de saúde mais comuns da raça do meu pet?

Patologias não “escolhem” alvos específicos, mas características físicas e comportamentais dos animais podem torná-los mais ou menos suscetíveis a algumas doenças. Se possível, pergunte ao profissional sobre problemas comuns à raça do seu pet.

4 – Como posso alimentar corretamente o meu pet?

De modo geral, os especialistas instruem que os animais domésticos sejam alimentados com rações balanceadas e de qualidade, sem a necessidade de complementos alimentares. Apesar disso, muitos alimentos fazem bem para a saúde deles e podem ser recomendados.

Desta forma, vale a pena incluir esse tema ao pesquisar o que perguntar ao veterinário na primeira consulta.

A partir de uma avaliação da condição de saúde e do peso do seu animal, o profissional pode sugerir a introdução de alguns alimentos na dieta do bicho. Esta é uma boa oportunidade para tirar todas as dúvidas que possuir a respeito da alimentação.

5 – É necessário realizar algum exame?

De maneira geral, exames costumam ser pedidos quando existem sintomas de alguma doença ou condição de saúde. Apesar disso, eles também são muito recomendados em check-ups, já que boa parte das condições que acometem os animais são assintomáticas.

6 – Qual é a melhor idade para realizar a castração?

A castração de animais domésticos possui uma série de benefícios, os quais variam entre aspectos positivos para a saúde e para o comportamento.

Naturalmente, existem diferenças entre a castração de cães e gatos e a de machos e fêmeas de ambas as espécies. Pense nisso ao elaborar uma lista do que perguntar ao veterinário na primeira consulta.

A idade ideal para a castração muda de acordo com os fatores mencionados acima, bem como outras características específicas do bicho de estimação. A partir desses elementos, você pode perguntar ao profissional qual é o momento ideal para realizar a cirurgia.

7 – Qual deve ser a rotina de banhos do meu pet?

Quando falamos sobre a frequência de banhos dos pets, existe uma grande diferença entre a realidade dos cães e a dos gatos. Logo, esta é mais uma dica sobre o que perguntar ao veterinário na primeira consulta.

A idade do animal também influencia nas respostas, com o banho podendo ser benéfico ou prejudicial. Esteja atento!

8 – De que maneira posso prevenir o aparecimento de doenças?

Uma das perguntas mais importantes, e a qual costuma não ser imediatamente pensada pelos tutores, é aquela relacionada à prevenção de doenças. Especialmente, quando consideramos a saúde do animal, sua raça, idade e outras características únicas dele.

Não existe uma resposta única aqui, o que é o esperado. Algumas das dicas anteriores (aquelas relacionadas à castração, por exemplo) vão surgir como respostas dos veterinários, o que torna a questão da prevenção extremamente valiosa para o tutor.

Descubra aqui como encontrar uma clínica especializada em gato

 

9 – Quando devo retornar?

Fechando a lista sobre o que perguntar ao veterinário na primeira consulta está aquela relacionada aos retornos. De maneira geral, é recomendado que os animais façam check-ups anuais, mas a frequência das visitas ao consultório pode ser maior para aqueles que apresentam algum problema de saúde.

Acima de tudo, tenha em mente que a parte mais importante de todas já foi feita, considerando que não é todo tutor que possui condições para levar o seu bichinho ao especialista. Com esse tipo de dedicação, o animal de estimação crescerá com muito amor e saúde!

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Rede DOK, sempre apresentamos informações valiosas para melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação. Aproveite e conheça os nossos hospitais veterinários!

Após aprender o que perguntar ao veterinário na primeira consulta, agende um atendimento para seu cachorro ou gato.

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA