Início > Blog > Como encontrar uma clínica especializada em gatos?

Como encontrar uma clínica especializada em gatos?

como encontrar uma clínica especializada em gatos

Os felinos têm características muito peculiares, inclusive comportamentais, que exigem a busca por profissionais especializados na medicina felina

Tutores de felinos bem sabem o quanto eles são peculiares. Têm sua independência, gostam de chamego apenas na hora certa e detestam sair da rotina. Isso diz respeito, também, aos cuidados com a sua saúde.

Sem dúvidas, os gatinhos possuem necessidades e comportamentos totalmente diferentes dos cães. Porém, embora a medicina veterinária tenha avançado no quesito tratamento, ainda há muito a fazer quando se trata do atendimento a este público tão exigente, em si.

Só para ilustrar, gatinhos precisam de acolhimento, pois possuem um vínculo muito forte com o seu lar. Eles sentem-se desconfortáveis ao serem manipulados por pessoas estranhas. Estas características levam os seus tutores a buscar profissionais da veterinária que tenham uma especialização na medicina felina.

Tal característica não é fácil de ser encontrada. Diante desta demanda, nós da redação da Rede DOK elaboramos este artigo com algumas dicas de como encontrar uma clínica especializada em gatos. Leia com atenção!

Leia também: Com quantos meses o gato pode ser castrado?

Qual é a importância do atendimento especializado?

Em primeiro lugar, o veterinário precisa entender bem a fisiologia felina, bem como seu comportamento. Do contrário, ele não conseguirá lidar com a insegurança, estresse e ansiedade normalmente gerados quando o animal sai de casa.

Além disso, dominar a medicina felina permite que o veterinário desenvolva abordagens que viabilizem um vínculo positivo para as visitas. Isso abrange tanto a consulta em si, quanto a aproximação entre tutor e o profissional. Neste sentido, há uma atenção especial desde o manejo até o atendimento, passando pela ambientação de todos.

Sendo assim, antes de aprender como encontrar uma clínica especializada em gatos, saiba que estes locais devem oferecer um atendimento que está estruturado em três pilares principais:

Equipe veterinária: precisa se preparar para o atendimento, desde a estrutura do local e treinamentos até a chegada do paciente e o respectivo tratamento;

Tutor: deve receber as orientações pertinentes à condução do animal à clínica e como lidar durante o atendimento;

Gato: receber os vínculos positivos e familiarização com todo o processo.

Tudo isso deve ser amparado na segurança entre tutores e veterinário, tanto no que diz respeito ao manejo quanto ter a especialização necessária em felinos.

Vale ressaltar que, atualmente, as clínicas especializadas em gatos não se limitam apenas ao atendimento veterinário de emergência. Pelo contrário, ela vêm ampliando seu escopo, por exemplo, com acupuntura, oftalmologia, dermatologia, entre outras especialidades.

Qual é o melhor antipulgas para gatos?

Aprenda como encontrar uma clínica especializada em gatos

Ainda que os veterinários sejam acostumados a lidar com diferentes espécies, sem dúvidas, é essencial que tutores busquem por profissionais especializados no perfil do animal desejado. É o caso da medicina felina, das aves e até mesmo dos equinos.

Como já explicamos, o especialista em atendimento aos gatos já conhece as principais características desta espécie, suas reações e como deixar o atendimento mais acolhedor e menos estressante. Ou seja, saber conter o animal em caso de tentativa de fuga e, ao mesmo tempo, e usar de diversas técnicas para acalmá-lo.

Além disso, aprender como encontrar uma clínica especializada em gatos significa que o local deve ser adequado para este tipo de atendimento, sem cheiros e barulhos em excesso. E, caso seja necessário proceder com algum exame, isso é feito no tempo dele, primeiro dando a oportunidade de se ambientar para, só depois, iniciar o procedimento.

Falamos muito na ambientação, mas quando se fala em clínica especializada em gato, é preciso pensar também na própria medicação. O organismo dos felinos é bem diferente dos cães, por isso, mais um motivo para se buscar um profissional que entenda da fisiologia desta espécie.

Da mesma forma, como os felinos são normalmente mais exigentes a determinadas texturas (e mais difíceis de receber medicação), o veterinário especialista vai saber administrar tais remédios com melhor propriedade.

Sendo assim, entre as dicas de como encontrar uma clínica especializada em gatos, os tutores precisam observar os seguintes fatores:

Pesquisar online: busque por endereços de clínicas perto da sua residência. Em seguida, verifique as avaliações de outros tutores sobre este estabelecimento encontrado;

Pedir indicações: você pode fazer isso em grupos de WhatsApp, nas redes sociais ou até em grupos de protetores. Normalmente, outros tutores e resgatistas têm contatos de profissionais especializados em felinos;

Veja o currículo dos profissionais encontrados: Depois de achar algumas opções clínicas ou receber recomendações, faça uma pesquisa profunda sobre o veterinário. Descubra qual é a formação dele, especializações e outras informações úteis;

Consulte a possibilidade de atendimento em casa: os felinos se estressam muito ao sair de casa. Logo, fazer a consulta em casa pode ser benéfico para o veterinário, já que terá o animal mais calmo durante todo o atendimento. Isso prioriza o bem-estar do gato.

A última dica sobre como encontrar uma clínica especializada em gatos é, ao pesquisar, busque pelo termo “cat friendly”. Assim, fica mais fácil identificar estabelecimentos com atendimento específico para estes animais.

Conheça a Rede DOK. Nossos hospitais veterinários contam com profissionais capacitados nas mais diversas especialidades. Agende uma consulta e traga seu gato. Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele!

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA