Início > Blog > Você conhece a doença do carrapato? Vem saber mais!

Você conhece a doença do carrapato? Vem saber mais!

Encontrou um carrapato no seu cão? Atenção!

Carrapatos são um sinal de alerta. Além de causar desconforto e alergias no pet, eles são transmissores de uma doença conhecida como doença do carrapato.

O que é a doença do carrapato?

É o termo usado para designar as doenças transmitidas pela picada do carrapato. No Brasil, há pelo menos quatro doenças importantes: Febre Maculosa, Doença de Lahime, Babesiose e Erliquiose.

Qualquer carrapato pode transmitir a doença?

O carrapato precisa estar contaminado com o parasita para transmitir a doença. Às vezes, o animal pode ter carrapatos, mas se estes não estiverem infestados com o parasita, ele sentirá apenas desconforto, coceira e alergia.

Os gatos também podem contrair a doença?

É muito rara a incidência dessas doenças em gatos e, além disso, não tem relevância clínica nos felinos.

Quais são os sintomas que os cães apresentam?

Os sintomas variam conforme a fase da doença. As parasitoses mais comuns em áreas urbanas são a erliquiose e a babesiose, e um único carrapato pode transmitir ambas as doenças.
Na fase inicial, que vai da primeira à terceira semana, o animal pode apresentar sintomas como febre, dor articular, aumento do baço e manchas na pele. É o período em que se percebe que o animal está doente. Após isso, vem a fase subclínica, que pode durar meses ou até anos, durante a qual o animal não apresenta sintomas clínicos evidentes. Na fase crônica, a última e mais perigosa, os sintomas são mais graves, como baixa contagem de plaquetas, mucosas pálidas, o que indica um quadro severo da doença.

A doença deixa sequelas?

Normalmente não. Uma vez tratado adequadamente, o animal se cura da doença. Contudo, isso não impede que ele possa contrair a doença novamente, pois não adquire resistência. Assim, se for exposto novamente aos carrapatos, pode contrair a doença outra vez. Em casos onde o animal não é tratado corretamente, ele pode continuar com a doença e manifestá-la novamente, sempre que a imunidade baixar, com a doença voltando de forma mais agressiva, podendo levar o animal a óbito.

E um animal contaminado, pode transmitir a doença para outros cães?

Não transmite diretamente para outros cães. O que ocorre é que um carrapato que pica um animal infectado se torna infectante e, ao picar outro animal, transmite a doença. Não há transmissão direta entre cães.

E como é o tratamento?

O tratamento é relativamente simples, sendo melhor quanto antes for iniciado. Ele é feito através de antibióticos e também antiparasitários, com a duração definida pelo médico veterinário.

E como prevenir os carrapatos no cachorro?

O ideal é usar medicamentos preventivos para ectoparasitas, que controlam tanto pulgas quanto carrapatos. É importante seguir um protocolo de prevenção e, para isso, o ideal é consultar um veterinário de confiança. Proteger também o ambiente, onde os carrapatos se encontram, com dedetização e limpeza, faz parte dos métodos preventivos.
Existem medicamentos orais, tópicos, banhos, sprays e coleiras. É necessário saber qual protocolo é ideal para o seu animal, por isso, o correto é seguir a indicação do veterinário.

Confira outras postagens

Você conhece a doença do carrapato? Vem saber mais!

Encontrou um carrapato no seu cão? Atenção! Carrapatos são um sinal de alerta. Além de causar desconforto e alergias no pet, eles são transmissores de uma doença conhecida como doença do carrapato. O que é a doença do carrapato? É o termo usado para designar as doenças transmitidas pela picada do carrapato. No Brasil, há […]

LER MATÉRIA

Otite em cães: Uma condição comum mas que requer atenção!

A otite canina, uma inflamação que afeta o ouvido interno, externo ou médio dos cães, é uma das doenças mais frequentes entre esses animais, especialmente em raças com orelhas peludas e caídas. A condição, que pode causar dor e desconforto significativos, possui diversas origens, desde infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias até problemas relacionados à produção […]

LER MATÉRIA

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA