Início > Blog > Principais cuidados após a castração de cachorro

Principais cuidados após a castração de cachorro

Principais cuidados após a castração de cachorro

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre as vantagens de castrar seu cãozinho, não é mesmo? Mas conhece os principais cuidados após a castração de cachorro? Esse é um tema importante que vai garantir a melhor recuperação do animal.

No meio veterinário, não existe qualquer dúvida de que a castração de cães e gatos é um ato extremamente benéfico para a saúde dos animais. As vantagens incluem não somente uma mudança de comportamento, mas a diminuição do aparecimento de algumas doenças. E para os tutores, não é diferente.

Porém, mesmo sendo um procedimento relativamente simples, tão importante como preparar seu animalzinho para o dia da cirurgia é você saber como cuidar dele depois disso. Com muito amor e atenção, com certeza ele terá uma ótima recuperação.

É por isso que elencamos neste artigo boas dicas para evitar qualquer tipo de problema. Confira!

Você está no blog da Rede DOK. Nossos hospitais veterinários contam com os profissionais mais qualificados para tratar bem dos pequenos animais.

 

Quais são os principais cuidados após a castração de cachorro?

Embora seja um procedimento relativamente simples, a castração ainda se trata de uma cirurgia considerada invasiva, o que significa que o pós-operatório merece toda a atenção.

Abaixo nós selecionamos os 7 principais cuidados após o procedimento em cães.

1 – Mantenha os ambientes limpos

Uma castração é um procedimento cirúrgico e, como tal, deixa o animal de estimação suscetível a infecções diversas, especialmente àquelas encontradas em ambientes sujos.

A fim de evitar complicações para a saúde dele, um dos principais cuidados após a castração de cachorro é manter a higiene dos espaços que ele usa.

Antes do cão chegar em casa, faça uma limpeza total do ambiente onde ele ficará. Durante os dias da recuperação, é muito importante que os locais se mantenham limpos, especialmente se o animal os divide com outros bichos de estimação.

 

2 – Administre os medicamentos de acordo com as instruções recebidas

Os medicamentos indicados pelos veterinários são imprescindíveis para a recuperação adequada do animal após a cirurgia, de modo que eles devem ser administrados rigorosamente.

Crie lembretes para os horários dos remédios e fique atento para a rotina, mas não deixe de cuidar desse item, que está entre os principais cuidados após a castração de cachorro.

3 – Limite as interações com outros animais

Boa parte dos tutores não tem somente um animal de estimação, o que não precisa ser um problema no período pós-operatório. Apesar disso, é de extrema importância que a presença do outro bichinho não represente uma ameaça para a recuperação daquele que foi castrado.

Se possível, limite as interações entre os animais. Mesmo que eles possuam uma relação positiva, tentativas de brincar podem acabar prejudicando a recuperação.

Isso é especialmente importante para os pontos recebidos por cadelas, os quais podem arrebentar.

 

4 – Atente-se para os cuidados com a alimentação

Não é incomum que o animalzinho perca o apetite nos primeiros dias após a castração. Em alguns casos, ele pode até mesmo sentir náuseas e acabar vomitando.

Diante dessa situação, o tutor deve seguir as instruções do veterinário sobre os principais cuidados após a castração de cachorro e oferecer comidas adequadas.

5 – Tenha paciência com mudanças de comportamento

Algo muito mencionado quando falamos sobre a castração de cachorros é a mudança de comportamento. Os machos, em especial, podem mudar bastante após esse tipo de cirurgia. Na maioria dos casos, essa alteração é completamente normal e não apresenta perigo.

Caso o seu cãozinho fique mais arisco (ou, pelo contrário, mais carente), tenha paciência com ele. Se o comportamento começar a ficar preocupante, volte ao consultório veterinário. Em todas as situações, o tutor não deve “forçar” para que o animal castrado aja de maneira diferente.

 

6 – Facilite o repouso adequado

O repouso é, talvez, um dos principais cuidados após a castração de cachorro que não podem ser ignorados. Passar por uma cirurgia dessa natureza exige descanso pleno, o qual pode ser facilitado pelo tutor com a oferta de um ambiente tranquilo, limpo e confortável.

7 – Compreenda as diferenças entre a castração de fêmeas e machos

Embora todas as dicas desse texto sirvam tanto para cães castrados quanto para cadelas, é válido ressaltar que as duas cirurgias são diferentes.

Na verdade, existe mais de um tipo de procedimento possível para machos e fêmeas, o que tem impacto no período pós-operatório.

Em geral, a castração de fêmeas costuma ter um período de recuperação mais longo, o que pode significar dedicar um pouco mais de atenção ao animal.

Em todos os casos, o veterinário dará ao tutor todas as instruções necessárias sobre os principais cuidados após a castração de cachorro mais específicos, de acordo com cada operação.

8 – Não se esqueça do retorno ao veterinário

Geralmente, veterinários pedem o retorno do animal de estimação aproximadamente 10 dias após a cirurgia.

Esse tempo pode variar para mais ou para menos, mas é imprescindível que o retorno seja anotado pelo tutor, a fim de garantir que o pós-operatório seja um sucesso.

9 – Dedique-se aos cuidados com o seu pet

Nos primeiros dias após a castração, o cachorro precisará de muito mais atenção e cuidado. Em boa parte das vezes, o tutor pode não ter esse tempo, de modo que é indicado encontrar alguém para observar o bichinho de estimação no período exatamente após a cirurgia.

Se necessário, peça a ajuda de familiares ou amigos. Caso essa não seja uma opção, existem clínicas que recebem o animal e realizam esse serviço. A ideia aqui é evitar qualquer imprevisto em algum momento em que o cachorro não esteja na presença do tutor.

A cirurgia de castração é um procedimento simples e muito seguro, beneficiando a saúde e o bem-estar do animal. Acima de tudo, o mais importante é que os tutores sigam rigorosamente as instruções dadas pelos profissionais, com uma dedicação especial aos principais cuidados após a castração de cachorro.

Aproveite a qualidade dos hospitais veterinários da Rede DOk para preservar a saúde do seu amigão. Nossas unidades contam com profissionais capacitados nas mais diversas especialidades.

Agende uma consulta veterinária para seu cachorro. Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele!

Confira outras postagens

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA

Dilofilariose Canina: Conheça os sintomas, tratamentos e prevenção!

A Dilofilariose Canina é um verme que se aloja no coração dos cães parasitados. Os parasitas formam grumos, levando ao aumento da câmara cardíaca do animal, resultando em um problema cardíaco. Como acontece a infecção? Assim como a maioria dos filarídeos, os membros desse gênero necessitam de hospedeiro intermediário artrópode (mosquitos) para a realização do […]

LER MATÉRIA

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise. Mas o que é Hemodiálise? Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de […]

LER MATÉRIA