Início > Blog > Como deixar o cachorro feliz? Aprenda agora!

Como deixar o cachorro feliz? Aprenda agora!

Como deixar o cachorro feliz?

Quem compartilha a vida com um animal de estimação sabe o bem que ele faz para o seu estado de espírito. Naqueles dias em que você chega em casa exausto e estressado, basta encarar o focinho de seu companheiro para sentir carinho e tranquilidade.

Da mesma forma, a sua presença também tem um impacto positivo nos pets. Ao contrário de animais selvagens, que se beneficiam de um ambiente livre de seres humanos, cães, gatos e outros bichos de estimação dependem do cuidado humano para a sua felicidade.

Considerando essa troca mútua de bons sentimentos, nesse texto nós vamos falar sobre uma questão de extrema importância, mas frequentemente subestimada: afinal de contas, como deixar o cachorro feliz?

Se o seu cão está desanimado ou triste, avalie os diversos sinais, pois pode ser um indicativo de problema de saúde. Inclusive, sugerimos uma consulta veterinária.

Em algumas situações, a tristeza pode ser apenas a saudade por ter ficado muito tempo sozinho. Nós vamos ajudá-lo a deixar seu amigão radiante. Confira!

Veja também: Com quantos meses pode castrar um cachorro?

Aprenda como deixar o cachorro feliz com essas dicas

Os cães são animais agitados e que gostam muito de brincar. Não importa a hora em que você chegue em seu lar, lá estarão eles com o rabinho abanando. Quando este comportamento está diferente, é necessário fazer uma investigação mais completa.

Abaixo você verá sete dicas de coisas que podem ter tirado a felicidade do seu cachorro. Implemente-as imediatamente.

Cuide da alimentação

Considerando que os animais de estimação dependem de você para se alimentarem, não é surpresa que esse seja um fator indispensável na felicidade deles. Nesse sentido, parte do bem-estar e da saúde de um pet está condicionada aos alimentos oferecidos a eles.

As comidas do seu cachorro devem ser de qualidade e saudáveis, de acordo com a fase da vida em que ele está. Embora a ração seja o alimento mais indicado, alguns tipos de dietas são muito benéficas para a saúde do pet. O mesmo vale para a água, sempre fresca e limpa.

Realize passeios frequentes

É sabido que algumas raças de cachorros são mais fisicamente ativas do que outras, mas a verdade é que todas se beneficiam de atividades físicas frequentes. A principal (e mais recomendada) é o passeio diário, que pode ser feito ao ar livre.

Passear com o cachorro traz uma série de benefícios. O animalzinho é positivamente impactado tanto com a atividade física em si, quanto com a possibilidade de explorar novos lugares. Adicionalmente, isso vem aliado a uma conexão fortalecida entre tutor e pet.

Fique atento com a saúde

Dentre as dicas de como deixar o cachorro feliz, esta exige um diagnóstico profissional. É impossível nos sentirmos plenamente felizes quando estamos doentes. Naturalmente, o mesmo vale para os cães, o que aponta a importância da preocupação com a saúde física deles.

A principal orientação, nesse sentido, é manter visitas regulares a um veterinário.

Outros fatores incluídos no aspecto da saúde são a eliminação das pulgas e a castração. A depender da condição física do seu cachorro, podem ser necessários cuidados específicos, perpassando desde uma dieta especial até o uso de medicamentos e tratamentos de saúde.

Incentive a socialização

A principal característica que distingue os animais selvagens dos domésticos é a socialização com seres humanos. Enquanto os primeiros se beneficiam da exclusiva interação com outros bichos, os pets estão acostumados e necessitam da nossa presença.

A fim de que o seu cachorro fique feliz e pleno, é importante incentivar a socialização dele. Mantê-lo afastado de outros animais e pessoas é prejudicial a um aspecto importante da saúde psicológica do cão. Sempre que possível, encha o seu bichinho de amor e carinho!

Forneça um tempo para brincadeiras

Essa dica de como deixar o cachorro feliz é especialmente importante quando falamos de filhotes, mas não deixa de ser verdade para os adultos. Independentemente da idade e da personalidade do seu pet, são altas as chances de que ele goste de brincar com humanos e com outros cães.

Brincadeiras contribuem para os estímulos mentais do cachorro, um aspecto tão importante quanto a saúde física. Compre brinquedos para que ele possa estimular-se sozinho, mas também dedique um tempo da sua rotina para participar de brincadeiras com seu amigo.

Ofereça mimos

Até aqui, todos os itens dessa lista podem ser incluídos nas obrigações de um tutor com seu pet, certo? Alimentação, saúde, atividades físicas, socialização… O que mais falta? A resposta é simples: os mimos! Assim como humanos, cachorros gostam de ser agradados.

Alguns mimos incluem biscoitinhos e petiscos, escovamento dos pelos e atividades diversas que atraiam o cachorro. A melhor maneira de agradar o pet dependerá da personalidade e dos gostos dele, sendo diferente para cada relação entre animal e tutor.

Não se esqueça da disciplina

Por último, mas não menos importante, está a disciplina. Tão necessário quanto oferecer coisas ao seu cachorro, é estabelecer limites. Um pet que não compreende o “não” se frustrará com maior frequência, o que está diretamente relacionado a uma vida muito mais triste.

Respeitando o desenvolvimento do seu cachorro, é preciso definir regras e uma rotina. Comportamentos devem ser reprimidos e incentivados, especialmente por meio de reforços positivos. Dar limites é uma parte indispensável da tarefa de um tutor para com o seu pet.

Acima de qualquer outra dica de como deixar o cachorro feliz mencionada no decorrer desse texto, o elemento mais importante para o seu parceiro é o carinho. Se o seu pet sentir que você compartilha o mesmo apreço pela presença dele, qualquer problema se torna mais simples.

Aproveite a qualidade dos hospitais veterinários da Rede Dok para preservar a saúde do seu amigão. Nossas unidades contam com profissionais capacitados nas mais diversas especialidades. Agende uma consulta e traga seu animal. Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele!

Confira outras postagens

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA

Dilofilariose Canina: Conheça os sintomas, tratamentos e prevenção!

A Dilofilariose Canina é um verme que se aloja no coração dos cães parasitados. Os parasitas formam grumos, levando ao aumento da câmara cardíaca do animal, resultando em um problema cardíaco. Como acontece a infecção? Assim como a maioria dos filarídeos, os membros desse gênero necessitam de hospedeiro intermediário artrópode (mosquitos) para a realização do […]

LER MATÉRIA

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise. Mas o que é Hemodiálise? Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de […]

LER MATÉRIA