Início > Blog > Para que serve vermífugo para cachorro?

Para que serve vermífugo para cachorro?

Para que serve vermifugo para cachorro

Assim como os seres humanos, os animais de estimação podem ser acometidos por uma série de patologias. Tais condições têm origens distintas, entre aquelas genéticas e as adquiridas por consequência de fatores externos, mas o resultado é o mesmo: o seu pet fica doente.

Parasitas e vermes são agentes frequentes na causa de doenças fatais em animais domésticos. Ao contrário dos bichos selvagens, nossos pets necessitam de cuidados para uma série de condições de saúde a fim de manterem seus organismos mais protegidos.

Felizmente, a medicina veterinária oferece algumas respostas. A depender da doença do seu animal de estimação, diferentes tratamentos e curas são ofertados, possibilitando não somente uma melhora na qualidade de vida, mas a completa resolução de algum problema.

Nesse texto nós vamos explicar para que serve vermífugo para cachorro. Muito mencionados por veterinários, especialmente durante as primeiras etapas da vida de um pet, este tipo de medicamento é aliado importante na manutenção da saúde física de um animal.

Veja também: Como deixar seu cachorro feliz?

O que são os vermífugos?

Os vermífugos também são chamados de anti-helmínticos, parasiticidas e vermicidas. Como os nomes sugerem, eles são utilizados no tratamento, prevenção e combate de parasitoses e verminoses, patologias relacionadas com a presença de parasitas ou vermes no organismo.

Esses agentes causam prejuízos consideráveis para a saúde do animal doméstico, podendo até mesmo levar ao óbito. Dentre as partes do corpo prejudicadas por doenças parasitárias podemos citar os olhos, o intestino, os pulmões, o coração, os rins, o cérebro e o fígado.

No campo veterinário existe uma abundância de diferentes vermífugos, indicados para várias situações e fases da vida de um animal. Por conta disso, o seu uso depende da indicação do médico veterinário, considerando a fase da vida e a saúde geral do cachorro.

Antes de entender para que serve vermífugo para cachorro, saiba que a forma mais comum de administração é a oral, por meio de comprimidos. Apesar disso, alguns cachorros podem se beneficiar de usos alternativos, como os injetáveis e os “pour-on” (os quais são aplicados no animal com o uso de pipetas).

Pela importância do seu uso, vermífugos possuem ampla disponibilidade no mercado, podendo ser adquiridos em clínicas veterinárias e pet shops. Apesar disso, é preciso que os tutores estejam atentos para as recomendações de um profissional da área veterinária.

Entenda para que serve vermífugo para cachorro?

Considerando o papel de parasiticida e vermicida dos vermífugos, é fácil inferir a importância desses medicamentos para a saúde de um cachorro. Um animal acometido por agentes externos pode desenvolver condições sérias, muitas das quais não possuem cura.

Dentre as principais patologias podemos citar os ancilostomas, dipylidium caninum, lombrigas, tênias, toxocara canis, verme do coração, entre outras. A forma de contaminação delas varia, mas todas têm um mesmo resultado prejudicial para a saúde do cachorro.

Embora seja possível responder a dúvida sobre para que serve vermífugo para cachorro de diferentes formas, seu uso mais frequente é o preventivo (isto é, são usados antes que o animal contraia alguma doença). Porém, veterinários podem recomendá-los para o tratamento de algumas patologias. Naturalmente, o tipo do medicamento e sua dosagem variam bastante.

Além da saúde individual do pet, é importante destacar que vermífugos têm papel de protagonismo nos cuidados com a saúde pública. Isso acontece porque alguns tipos de parasitoses e verminoses são transmissíveis para outros animais ou mesmo para humanos.

Cachorros com vermífugos em dia reduzem consideravelmente (ou mesmo eliminam) as chances de serem contaminados, mesmo quando têm contato com animais doentes. Por conta disso, é certo dizer que esses medicamentos são indispensáveis para a saúde.

Quando e como dar vermífugo para cachorros?

Após descobrir para que serve vermífugo para cachorro, saiba que um dos consensos dos profissionais da veterinária é que eles devem ser administrados de maneira regular desde a primeira fase de vida do animal. Filhotes têm uma saúde mais frágil e estão mais suscetíveis a diversas patologias.

No caso dos cachorros, as primeiras doses de vermífugos são administradas durante os dois primeiros meses de vida. Um calendário comumente seguido estabelece que a 1ª dose seja dada com um mês, sendo que as duas subsequentes obedecem a um intervalo de 15 dias cada.

Passadas as doses iniciais, a periodicidade dos vermífugos pode ser semestral ou anual, dependendo de recomendação médica, da saúde do cachorro e dos hábitos de vida do animal e do tutor. Se “atrasar” uma dose, busque uma clínica veterinária assim que se lembrar.

Como mencionado antes, a dose e o tipo de vermífugo específico dependerão da indicação do médico veterinário. Essa é uma dica que precisa obrigatoriamente ser seguida, já que medicamentos administrados de maneira incorreta podem trazer mais prejuízos ao animal.

Por fim, é válido mencionar que alguns vermífugos são indicados para condições específicas. Isto é: caso o animal apresente alguma patologia associada com parasitas ou vermes, o médico veterinário que está cuidando dele poderá pedir a administração do medicamento.

Ficou um pouco mais claro?

A partir das informações desse texto e da indicação e acompanhamento de profissionais da medicina veterinária, um cachorro pode ter uma vida longa, feliz e saudável. A fim de alcançar esse objetivo, é de extrema importância considerar o papel e os benefícios dos vermífugos.

Aproveite a qualidade dos hospitais veterinários da Rede Dok para preservar a saúde do seu amigão. Nossas unidades contam com profissionais capacitados nas mais diversas especialidades.

Agende uma consulta veterinária para seu cachorro. Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele!

Confira outras postagens

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA

Dilofilariose Canina: Conheça os sintomas, tratamentos e prevenção!

A Dilofilariose Canina é um verme que se aloja no coração dos cães parasitados. Os parasitas formam grumos, levando ao aumento da câmara cardíaca do animal, resultando em um problema cardíaco. Como acontece a infecção? Assim como a maioria dos filarídeos, os membros desse gênero necessitam de hospedeiro intermediário artrópode (mosquitos) para a realização do […]

LER MATÉRIA

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise. Mas o que é Hemodiálise? Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de […]

LER MATÉRIA