Início > Blog > Como cuidar de um yorkshire filhote?

Como cuidar de um yorkshire filhote?

Como cuidar de um yorkshire filhote

Uma das raças mais populares de pets, o yorkshire é enérgico e carinhoso, mas exige cuidados especiais dos seus tutores

O yorkshire filhote é um dos cãezinhos mais populares em casas brasileiras, principalmente nos lares de idosos. Tal fama se dá pelas características dóceis e tamanho compacto, tornando-o um excelente pet de companhia.

Quais são as principais características do yorkshire? O cãozinho é de pequeno porte e, normalmente, pesa de três a quatro quilos. Além disso, se adapta bem a qualquer espaço, principalmente apartamentos.

Embora muito dóceis e agradáveis, os cães da raça podem ficar irritados ou teimosos quando expostos a alguma situação de estresse. Ademais, não podem ficar muito tempo sozinhos, uma vez que desenvolvem ansiedade de separação.

Estes são apenas alguns pontos sobre como cuidar de um yorkshire filhote. Vamos falar mais sobre isso? Você está no blog da Rede DOK. Temos uma série de profissionais capacitados para atender seu cachorro.

Veja as especialidades veterinárias atendidas!

Aprenda como cuidar de um yorkshire filhote com nossas dicas

Quando bem cuidado, o cãozinho yorkshire pode viver até 15 anos! Por isso, além do acompanhamento veterinário, você precisa ter atenção a alguns aspectos para que seu novo companheiro tenha uma vida longa e saudável.

Cuide da alimentação

Não é possível começar este artigo sobre como cuidar de um yorkshire filhote sem falar da alimentação do animal. Sabe aquele hábito que algumas pessoas têm de dar aos cães, a mesma comida dos humanos? Esqueça!

Para qualquer animal de estimação, a ração é a alimentação correta, especialmente adequada à raça e idade, bem como condições de saúde. Este cuidado é extremamente importante para os cães yorkshire.Aliás, para eles, não pode ser dado qualquer tipo de ração. O ideal é oferecer tipos de baixo teor de gordura, bem como administrar sempre as porções indicadas pela veterinária ou veterinário de confiança. Desta forma, você evitará o sobrepeso e diversos problemas associados.

Mantenha a vacinação do yorkshire filhote em dia

Se você tem um yorkshire filhote, saiba que há um calendário de vacinação, principalmente nos primeiros meses de vida. A partir dos 45 dias de idade, procure um veterinário para que seu animal receba as primeiras doses e também para que o profissional faça a aplicação dos vermífugos.

Ao considerar esta dica sobre como cuidar de um yorkshire filhote você vai evitar doenças muito sérias, como são os casos da raiva e a cinomose. Ambas, a propósito, são fatais.

Preste atenção à dentição

A dentição dupla é um problema muito comum na raça e acontece quando os dentinhos permanentes nascem sem que os de leite tenham caído. Daí, o pet fica com dois dentes no mesmo lugar.

Para não haver problemas futuros na saúde bucal do animal, observe a troca de dentes até o primeiro ano. Ao encontrar qualquer anormalidade, busque o profissional para uma correta avaliação.

Cuidado ao segurar o yorkshire filhote

O yorkshire é, naturalmente, uma raça pequena, quando é filhote, então, nem se fala! Por isso, evite o comportamento “Felícia” e pegue o bichinho com bastante cuidado. Segurá-lo com força ou apertá-lo pode machucar os ossinhos ou órgãos internos.

Faça passeios diários

As caminhadas em casa não são suficientes para nenhum animal, mesmo os de menor porte. Como o yorkshire é ativo e enérgico, além de curioso, precisa explorar ambientes externos.

Portanto, se você quer deixar seu cãozinho feliz, faça passeios diários com ele, com a finalidade de estimular atividades físicas, bem como reduzir sintomas psicológicos como ansiedade, tédio e estresse.

Socialize já nos primeiros meses

Mesmo que esta seja uma raça sociável, principalmente com pessoas mais velhas, é importante que a convivência com humanos e outros animais seja incentivada. Caso essa socialização não seja feita já nos primeiros meses, pode ser que o cão tenha resistência a conviver com estranhos no futuro.

Cuide da higiene

Outra importante dica de como cuidar de um yorkshire filhote é evitar os banhos e tosas nos primeiros meses de vida dele. Porém, passada a fase de crescimento, é importante que tais hábitos sejam inseridos porque os pelos desta raça crescem bastante.

Consequentemente, os pelos podem atrapalhar a visão e entrar em contato com a boca. O ideal é levá-lo ao pet shop a cada quinze dias na fase adulta.

Em casa, penteie o bichinho para que os fios não embaracem, além de deixá-los sempre bonitos e brilhosos.

Corte as unhas do yorkshire filhote

Falando em higiene do yorkshire filhote, lembre-se de cortar as unhas do cãozinho desde cedo. Isso é fundamental para evitar acidentes com ele mesmo e outros amiguinhos. E inserindo essa rotina nos primeiros meses, o bichinho não se estressa com o procedimento quando mais velho.

Dica mais importante: amor!

Você viu como cuidar de um yorkshire filhote quando a saúde, alimentação e higiene, não é? Mas, sabe qual ação é mais do que especial? O amor! O pet é muito dócil e fiel, por isso, ao assumir a responsabilidade de levá-lo para casa, dê carinho, atenção e faça-o sentir amado de volta.

Lembre-se de que está cuidando de uma vidinha que lhe ama incondicionalmente.

Aproveite a próxima consulta veterinária para avaliar a possibilidade de castração do cãozinho. Este tipo de atitude traz vários benefícios para a saúde dele e o profissional poderá eliminar todas as suas dúvidas.

Confira outras postagens

Você conhece a doença do carrapato? Vem saber mais!

Encontrou um carrapato no seu cão? Atenção! Carrapatos são um sinal de alerta. Além de causar desconforto e alergias no pet, eles são transmissores de uma doença conhecida como doença do carrapato. O que é a doença do carrapato? É o termo usado para designar as doenças transmitidas pela picada do carrapato. No Brasil, há […]

LER MATÉRIA

Otite em cães: Uma condição comum mas que requer atenção!

A otite canina, uma inflamação que afeta o ouvido interno, externo ou médio dos cães, é uma das doenças mais frequentes entre esses animais, especialmente em raças com orelhas peludas e caídas. A condição, que pode causar dor e desconforto significativos, possui diversas origens, desde infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias até problemas relacionados à produção […]

LER MATÉRIA

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA