Início > Blog > O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

O que fazer quando o gato está babando

Segundo a pesquisa Censo Pet IPB, o Brasil conta com quase 150 milhões de animais de estimação. De todos eles, mais de 27 milhões são gatos. Esses números nos colocam na quarta colocação entre os países com mais felinos domésticos.

Logo, seja você um tutor de primeira viagem ou já experiente, algumas situações podem fugir ao controle. Sendo assim, torna-se importante conhecer mais sobre o que fazer quando o gato está babando.

É possível deduzir que o elevado número de felinos nos lares brasileiros também significa altas ocorrências de patologias e demais condições de saúde. Como consequência, existirão mais tutores em busca de informações adequadas.

Algumas dessas informações envolvem dúvidas sobre comportamentos e sinais percebidos. Um gato que baba com frequência, por exemplo, pode não estar muito bem. Nesses casos, o que os tutores devem fazer? Abaixo, esclarecer essa e outras dúvidas!

Veja também: Quais são as vacinas que os gatos devem tomar?

Do que se trata a salivação excessiva dos felinos?

Antes de falarmos o que fazer quando o gato está babando, é importante entender se ele saliva muito. O excesso é chamado de “sialorreia” ou “ptialismo” e pode ou não ser associado a uma condição clínica. Embora seja algo comum em cães (especialmente em algumas raças), tutores de felinos não costumam observá-la.

Isso, porém, não significa que um gato não possa produzir excesso de saliva e estar completamente bem. O importante é que o tutor observe a frequência da salivação, já que as causas naturais e que não requerem preocupação costumam ser percebidas rapidamente.

Por si só, apenas a salivação excessiva não representa um problema, podendo (ou não) ser um sinal de que algo está errado.

Nos mamíferos, a produção de saliva é importante para a manutenção da saúde bucal, sendo a sua ausência algo tão prejudicial quanto o excesso. Mas então, o que fazer quando o gato está babando?

Dependendo da causa, os tutores podem notar outros sinais associados como falta de apetite, mau odor, tremedeira, agressividade, lesões na gengiva, apatia, excesso de urina, vômito, sede excessiva e uma série de sintomas clínicos. Estes casos exigem uma atenção especial!

 

Saiba o que fazer quando o gato está babando

Como mencionado brevemente no tópico anterior, a primeira atitude que deve ser tomada pelo tutor é compreender se isso é algo recorrente. A busca por cuidados veterinários é sempre recomendada, mesmo quando não existe doença.

Antes de levar o gatinho ao veterinário, preste atenção se existem outros sintomas presentes e quando a salivação aumenta e diminui. Esse tipo de informação ajuda no diagnóstico mais rápido, o que influencia diretamente no tratamento e na possível cura da condição subjacente.

A partir das indicações médicas, uma série de soluções podem ser encontradas, muitas das quais devem ser seguidas pelos tutores em casa. Em todos os casos, o mais importante é que você esteja atento e se preocupe com os sinais para que o veterinário dê mais orientações do que fazer quando o gato está babando.

 

Quais são as principais condições associadas com o gato nesta situação?

Primeiramente, se você observar que o animal está salivando muito, fique calmo! Embora existam muitas condições de saúde que requerem tratamentos, há situações em que não há nada de errado com o seu gato. Ou seja, não se desespere antes do tempo!

Um gato com excesso de saliva pode estar sendo acometido pelas mais diferentes patologias ou condições de saúde. Na verdade, existem até mesmo momentos em que essa característica é observada em situações em que o animal está feliz, o que é algo positivo.

As origens da salivação excessiva podem ser fisiológicas ou patológicas e é importante você considerar isso para saber o que fazer quando o gato está babando. Alguns dos principais diagnósticos incluem efeito colateral de medicamentos, estresse, ingestão de corpos estranhos, insuficiência renal, intoxicação, náuseas e problemas bucais e dentários.

Traumas causados por acidentes também podem levar à salivação excessiva, o que pode ser uma condição temporária ou permanente. A partir de um diagnóstico acertado, muitas soluções podem ser encontradas!

Quais são os tratamentos para o gato que está babando muito?

É preciso começar dizendo que não existe um tratamento “único” e nem uma fórmula exata do que fazer quando o gato está babando. Na verdade, tudo depende do correto diagnóstico sobre o que está causando a salivação excessiva. Como é possível deduzir, quanto antes a causa for encontrada, melhor será.

Como os tratamentos dependem da condição, as soluções encontradas podem incluir a administração de fármacos, realização de procedimentos cirúrgicos, mudanças nos hábitos cotidianos e de higiene, alteração na alimentação e diversas outras indicações veterinárias.

A gravidade da situação também é um fator a ser considerado quando falamos nos tratamentos. A intoxicação, por exemplo, exige cuidados imediatos, já que algumas substâncias podem causar sequelas permanentes ou mesmo levar o animal ao óbito.

Caso seja necessário, o médico veterinário generalista poderá indicar a busca por profissionais específicos, de acordo com a suspeita. Algumas especialidades, como a endocrinologia, oncologia e odontologia, podem ajudar no diagnóstico e nos tratamentos.

Se você chegou até aqui ao pesquisar o que fazer quando o gato está babando, provavelmente é um tutor preocupado com a saúde do seu felino, o que é o passo mais importante de todos para o diagnóstico e melhora. Mantenha-se sempre atento aos sinais e comportamentos diferentes e busque ajuda profissional o quanto antes.

Você está no blog da Rede DOK. Reunimos os principais hospitais veterinários do Brasil, com excelentes profissionais, para promover o bem-estar e preservar a saúde do seu amigão.

Agende uma consulta veterinária para seu gato! Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele.

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA