Início > Blog > Quais são os sintomas quando o cachorro está com verme? Aprenda!

Quais são os sintomas quando o cachorro está com verme? Aprenda!

Quais os sintomas quando o cachorro está com verme

Quando um organismo se associa a outro com o objetivo de roubar nutrientes para sua própria sobrevivência em detrimento da saúde do hospedeiro, nós os chamamos de “parasitas”. Esses seres causam inúmeras complicações para aqueles que os contraem.

Como tutor, é essencial que você saiba quais são os sintomas quando o cachorro está com verme para buscar ajuda especializada e preservar a saúde do seu animal.

Dentre os tipos de parasitas mais frequentes encontrados em animais estão os chamados ‘vermes’. Essas criaturas existem em diferentes tipos, tendo em comum o fato de afetarem órgãos e sistemas do corpo hospedeiro, prejudicando diversas funções necessárias para a manutenção da vida.

Também chamadas de “verminoses”, as patologias causadas por vermes estão entre as mais comuns em animais domésticos, muitas vezes levando à morte.

Embora a sua prevenção e tratamento sejam relativamente simples, as consequências da sua ação são devastadoras. A partir da gravidade das verminoses em cães, é necessário que os tutores compreendam os principais sintomas, causas, formas de tratamento e prevenções.

Abaixo nós reunimos todas as informações mais importantes a serem observadas. Leia com atenção!

Seja bem-vindo ao blog do DOK, uma rede que reúne os melhores hospitais veterinários do Brasil. Veja as especialidades veterinárias atendidas!

Descubra quais são os tipos de vermes em cães

Antes de falarmos quais são os sintomas quando o cachorro está com verme, causas e tratamentos, é preciso compreender que, embora verminoses sejam muitas vezes tratadas como uma única patologia, elas são doenças que afetam diferentes partes do corpo de um animal doméstico.

Dentre os tipos de vermes caninos, podemos destacar aqueles que atacam o trato intestinal, os pulmões, o coração e os olhos.

Cada um desses parasitas possui características distintas, o que significa que a maneira como atacam os organismos também é variada.

Além disso, alguns vermes que afetam animais domésticos também podem ser transmitidos para os seres humanos, o que aumenta a preocupação que deve ser dispensada a essas condições. Mesmo os que não levam ao óbito, podem deixar graves sequelas.

 

Quais são os sintomas quando o cachorro está com verme?

Como mencionamos brevemente no tópico anterior, os sinais variam de acordo com o tipo de parasita e a parte do corpo onde está hospedado. Embora exames clínicos e de imagem possam ajudar no diagnóstico, os tutores devem perceber os primeiros sinais para então buscar ajuda veterinária.

Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Abdômen distendido;
  • Alteração nas fezes (como a presença de sangue ou do próprio verme);
  • Apatia;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Fraqueza;
  • Mudança na pelagem;
  • Perda de apetite e de peso;
  • Tosse;
  • Vômito.

Sabendo quais são os sintomas quando o cachorro está com verme, se um ou mais desses sinais forem observados, é recomendado que o tutor leve o cão até uma clínica veterinária.

Embora alguns dos sinais não sejam exclusivos de verminoses, eles indicam que existe algo de errado com a saúde e o funcionamento do corpo do animal.

 

Quais são as causas de vermes em cachorros?

Assim como acontece com os sintomas, as causas de verminoses em cachorros variam de acordo com o tipo de parasita. No geral, contrair um desses organismos está associado com hábitos cotidianos, como a ingestão de alimentos, passeios e contato com outros animais.

Os vermes podem estar presentes no meio externo (como na grama, por exemplo), nas fezes e na pelagem do cão ou de outros cachorros próximos.

Quando o animal tem contato com o agente causador da verminose, o parasita se instala no seu corpo, causando prejuízos. É por isso que torna-se importante conhecer quais são os sintomas quando o cachorro está com verme.

Também é interessante notar que picadas de mosquito e a presença de pulgas ou carrapatos podem levar ao aparecimento de vermes. Isso significa que problemas com a higiene, tanto relacionados ao bicho quanto ao ambiente, aumentam as chances de contaminação.

 

Como é feito o diagnóstico e o tratamento de vermes em cachorros?

A maneira mais eficaz de diagnosticar alguns tipos de vermes em cães, após a observação dos sintomas por parte dos tutores, é o exame de fezes.

Exames de sangue também podem ajudar, dependendo do tipo de parasita e da região do corpo afetada pela sua ação.

A principal forma de tratamento contra verminoses é o uso de medicamentos antiparasitários, os quais são receitados por um veterinário após o diagnóstico. Ou seja: ao saber quais são os sintomas quando o cachorro está com verme, ao primeiro sinal, o animal deve ser levado a um consultório.

Considerando que verminoses podem levar a outras condições de saúde, pode ser necessário tratar as patologias associadas.

Também podem ser recomendados fármacos para o controle de alguns dos sintomas como vômitos, diarreias e a perda de apetite.

Como prevenir vermes em cachorros?

A prevenção de vermes em cães é relativamente simples. A maneira mais eficaz e segura é a administração de vermífugos, de acordo com a idade do animal e as recomendações médicas. Normalmente, isso começa já nos primeiros dias de vida.

Todo tutor deve aprender quais são os sintomas quando o cachorro está com verme, mas a proteção contra verminoses deve ser uma ação preventiva, de acordo com as orientações recebidas do veterinário de confiança.

Filhotes, animais idosos e aqueles com alguma comorbidade possuem riscos maiores se afetados pela presença de parasitas.

Evitar levar o cachorro em locais com muitos animais também ajuda na prevenção, considerando que nem todos podem estar protegidos contra verminoses.

É preciso tomar cuidado com tudo o que o cão ingere, especialmente se o tutor desconhecer a procedência.

Após ler aqui quais são os sintomas quando o cachorro está com verme, é possível que você tenha alguma dúvida ou desconfie que seu animalzinho não esteja bem. Por isso, agende uma consulta veterinária para ele! Nossos veterinários vão fazer todos os exames para apresentar o diagnóstico correto e possíveis tratamentos.

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA