Início > Blog > Como saber se o cachorro tem catarata?

Como saber se o cachorro tem catarata?

Como saber se o cachorro tem catarata

Animais domésticos sofrem de uma série de patologias similares àquelas enfrentadas pelos seres humanos. Existem diferenças na forma como os organismos dos bichinhos enfrentam essas doenças, mas os prejuízos para a saúde e o bem-estar deles são igualmente notáveis.

Dentre as possíveis patologias às quais os animais domésticos estão suscetíveis, aquelas que afetam os olhos estão entre as mais frequentes. Em alguns casos, tais doenças são um sinal de condições ainda mais graves, as quais podem levar à cegueira ou mesmo ao óbito.

Uma das patologias oftálmicas mais comuns é a catarata. Considerando a frequência com que a doença aparece, nesse texto nós vamos tentar informar tutores de cachorros, falando sobre diferentes aspectos dela, incluindo sintomas, causas, tratamentos e diagnóstico.

Por isso, leia com atenção este texto até o fim e descubra como saber se o cachorro tem catarata. Detectar os primeiros sinais e depois buscar ajuda veterinária são atitudes que podem fazer toda a diferença para preservar a saúde do animal.

O que é a catarata em cachorros?

A catarata canina é uma doença oftálmica com diferentes causas e progressões. Ela afeta a visão do cachorro, podendo prejudicar parcialmente ou completamente o seu sentido, levando à cegueira. Na prática, a patologia é caracterizada pelo aspecto opaco dos olhos do animal.

A condição pode evoluir lentamente ou de maneira rápida, piorando a visão do cachorro conforme avança. A catarata é uma das principais causas de cegueira em cães, tendo origens que variam entre congênita, hereditária e desenvolvida por traumas e outras doenças.

Um dos primeiros sinais de como saber se o cachorro tem catarata é a observação da lente de seus olhos (a parte transparente do globo ocular) troca o aspecto cristalino pela opacidade. Eles se tornam esbranquiçados ou azulados. Embora seu aparecimento seja consideravelmente mais frequente em cães, ela também afeta os gatos.

Quais são os sintomas da catarata em cachorros?

O principal sintoma da catarata canina é a aparência opaca, azulada ou esbranquiçada dos olhos. Lacrimejamento excessivo, aumento de secreções oculares e intolerância à luz por parte do animal também são sinais que podem ser percebidos pelos tutores, quando há atenção.

Quando a doença já está mais avançada, tutores poderão notar que o animal passa a esbarrar em objetos e a sentir-se mais inseguro para andar, especialmente em ambientes que desconhece. Desconfortos são raros e não costumam existir dor associada com a catarata.

Quais são as causas da catarata em cachorros?

Como descrito antes sobre como saber se o cachorro tem catarata, entenda que esta doença pode ter origens congênitas, hereditárias, metabólicas, nutricionais, pós-inflamatórias, traumáticas ou simplesmente como uma consequência inevitável da idade avançada do animal. Em todos os casos, ela não é contagiosa.

O fator hereditário costuma afetar algumas raças mais do que outras. Entre os tipos de cães com maior predisposição para a doença, podemos citar o Poodle, Cocker Spaniel, Schnauzer, Labrador e Golden Retriever. Isso não significa, porém, que a patologia é exclusiva delas.

Condições de saúde como atrofia progressiva da retina, uveíte (uma inflamação nos olhos) e a diabetes mellitus também podem levar ao aparecimento da catarata. Essa última, em especial, é uma das causas mais comuns, principalmente quando a diabete não é controlada.

Como é feito o diagnóstico de catarata canina?

Você chegou a este texto após pesquisar como saber se o cachorro tem catarata e pretende ter um diagnóstico mais exato? Quando existem sintomas, a patologia costuma ser percebida por tutores antes mesmo de uma avaliação clínica.

Aliado à aparência dos olhos, o comportamento do cachorro contribui para a desconfiança do tutor, sendo recomendado que se procure um médico veterinário.

No contexto clínico, veterinários irão considerar o histórico de saúde do animal, além de fazer um exame geral e recomendar testes que permitam um diagnóstico mais assertivo. Caso o cachorro tenha um quadro de diabete diagnosticado, o especialista pode pedir outras avaliações.

Quais são as possibilidades de tratamento de catarata em cachorros?

O tratamento para a catarata canina é a cirurgia de remoção de lente. Mesmo assim, o procedimento não é capaz de reverter completamente o avanço da doença, apenas melhorar a visão do paciente. Quanto mais cedo for descoberta, melhor é o prognóstico.

Apesar do cenário pessimista descrito acima, alguns animais se adaptam muito bem à falta de visão, conseguindo ter vida plena. Ao contrário dos humanos, os cachorros têm um olfato muito bom, o que permite que eles consigam “balancear” a falta do outro sentido perdido.

É difícil prever o tempo de desenvolvimento da catarata canina, mas um animal diagnosticado deve fazer consultas de rotina frequentes. Isso é indicado porque, dependendo da causa da patologia, podem desenvolver-se condições como glaucoma e descolamento da retina.

É possível prevenir a catarata em cachorros?

Não existe uma maneira exata de prevenir a doença, mas entender como saber se o cachorro tem catarata é uma atitude que pode fazer toda a diferença. Apesar disso, animais com histórico de diabetes se beneficiam de um acompanhamento médico próximo.

Dessa forma, caso o cachorro venha a desenvolver a doença oftálmica, ela será diagnosticada mais cedo.

Por ter caráter hereditário, animais com pais que desenvolveram a doença merecem uma atenção especial. Caso o cachorro tenha uma saúde mais frágil, mesmo o diagnóstico precoce da catarata pode vir aliado do desencorajamento de uma intervenção cirúrgica.

Se você é tutor de um cachorro com suspeita de catarata, lembre-se daquele ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Mesmo que os sintomas acabem sendo alarmes falsos, o ideal é que leve o seu animalzinho a um consultório veterinário, a fim de garantir a boa saúde dele.

Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele. A missão do DOK é transformar amor em cuidado. Por isso, conte sempre com os melhores veterinários para preservar a saúde do seu cão!

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA