Início > Blog > O que fazer para o cachorro não subir no sofá? Chega de sofrer!

O que fazer para o cachorro não subir no sofá? Chega de sofrer!

O que fazer para o cachorro não subir no sofá

Assim como os seres humanos, os animais de estimação possuem uma personalidade própria. Isso significa que eles podem ser mais obedientes ou mais rebeldes, de acordo com elementos que fogem ao controle do tutor.

Nesses casos, surge um dilema: o que fazer para o cachorro não subir no sofá?

A verdade é que não existe uma resposta mágica. Cada situação é única e exige atitudes direcionadas. Animais domésticos que sobem em móveis, por exemplo, são algo recorrente, e um dos motivos pelos quais tutores podem buscar a ajuda de profissionais.

Lógico que o treinamento correto pode ajudar o seu cãozinho a obedecer, mas é importante levar em conta a personalidade do animal.

Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a treiná-lo e evitar que suba nos móveis da casa. Leia até o final e aprenda! Você está no blog da Rede DOK. Em nossos hospitais veterinários, temos uma série de profissionais capacitados para atender seu cachorro.

 

Aprenda o que fazer para o cachorro não subir no sofá

Esse é um dos desafios mais comuns encontrados por tutores ao educar seus bichos de estimação.

Pensando nisso, nesse texto nós selecionamos as 7 principais dicas e atitudes que podem ser executadas para facilitar o aprendizado do cachorro.

1 – Não o incentive enquanto filhote

Melhor do que corrigir um comportamento, é evitar que ele se estabeleça. Embora essa dica não possa ser usada para cachorros que já se acostumaram a subir nos móveis, ela é bastante útil para tutores de filhotes, especialmente aqueles que convivem com cães adultos.

A dica aqui sobre o que fazer para o cachorro não subir no sofá é que tutores jamais incentivem o animal a fazer isso em nenhum móvel da casa, desde o primeiro momento.

Se o cão não se acostuma com esse comportamento durante a fase infantil, corrigir as eventuais atitudes rebeldes se torna uma tarefa muito mais fácil.

 

2 – Limite o acesso

Uma das maneiras mais simples de impedir que cachorros subam no sofá é limitar o acesso deles aos móveis ou mesmo ao interior da casa. Naturalmente, essa dica está condicionada às decisões dos tutores sobre onde o animal de estimação ficará, dentro ou fora da residência.

Para os cachorros que vivem em casinhas nos quintais, devem ser estabelecidos limites para todos os cômodos, ensinando-o que não é permitido entrar. Para os animais que compartilham ambientes com os tutores, limites sobre pular em móveis também devem ser estabelecidos.

3 – Corrija imediatamente após o ato

Cachorros são animais espertos, mas eles não são capazes de compreender algumas coisas. Se o filhote de quatro patas sobe no sofá em um momento e o tutor só o alerta sobre o erro algum tempo depois, são grandes as chances de que ele não associe o ato à reprimenda.

A fim de facilitar o aprendizado do animal, em suas leituras sobre o que fazer para o cachorro não subir no sofá, é necessário que o “não” seja dito no momento em que o erro for cometido.

É especialmente importante que algumas palavras (como o “não” e o “desce”) sejam associadas à correção do comportamento, o que permite que os cães as entendam.

 

4 – Ensine o local correto para ele ficar

Uma das melhores maneiras quando falamos sobre o que fazer para o cachorro não subir no sofá, é oferecer uma alternativa.

As possibilidades aqui são muitas, desde uma caminha ao lado do sofá até um “mini sofá” especialmente dedicado ao animal, dentro ou fora de casa.

Toda vez que o cachorro subir no sofá, o tutor deve corrigi-lo, usando palavras enfáticas e retirando de cima do móvel.

Em seguida, deve ser oferecida a alternativa, o que pode ser feito por meio de incentivos e elogios. Esse ato frequente ensinará o lugar adequado para o cão.

5 – Ofereça recompensas na forma de petiscos

Animais domésticos são diferentes entre si, gostando (e desgostando) das mais variadas coisas. Descobrir o que o seu cão gosta pode ser essencial para corrigir ou estabelecer comportamentos. Para a situação trabalhada neste texto, petiscos ajudam e são excelentes entre as dicas do que fazer para o cachorro não subir no sofá.

Ela funciona de maneira conjunta com outras: assim que o cachorro realizar um comportamento correto (seja não subir no sofá ou deitar no local indicado para ele), o tutor deverá oferecer alguma recompensa, a fim de sinalizar ao animal que ele fez algo certo.

 

6 – Consulte um treinador de cães

Embora todas as dicas desse texto sejam valiosas, alguns animais domésticos são mais teimosos do que outros. Na prática, isso significa que pode ser mais ou menos difícil ensinar algumas coisas, principalmente se o cão já chegou em sua fase adulta fazendo o ato errado.

Nesses casos, o que fazer para o cachorro não subir no sofá? Pode ser interessante consultar um adestrador ou treinador de cães.

Mais do que educar o cachorro, esse profissional irá ensinar ao tutor as maneiras mais eficazes de reforçar a lição que ele almeja, o que facilita todo o processo educativo.

7 – Tenha paciência

Ensinar o cachorro a não subir no sofá não é algo que acontece da noite para o dia. Embora alguns pets possam aprender rapidamente, ainda podem existir falhas e tropeços pelo caminho. A fim de que o aprendizado não seja traumático, é preciso exercitar a paciência.

Não adianta ler o que fazer para o cachorro não subir no sofá se não souber exercitar as dicas no dia a dia.

Ficar irritado ou bravo com o animal não somente aumentará o estresse do tutor, como também o do bicho, o que pode fazer com que ele desenvolva um comportamento agressivo e quebre ainda mais regras. Se a situação ficar difícil, respire fundo e faça uma pausa.

Acima de tudo, ensinar ao cachorro como não subir no sofá deve ser uma tarefa realizada com amor e respeito. Assim como os seres humanos, animais domésticos não aprendem por meio da violência e da agressividade, de modo que a situação exige calma.

Aproveite a próxima consulta veterinária para pedir mais orientações sobre como lidar com o comportamento do seu cão. O profissional terá muito prazer em ajudá-lo!

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA