Início > Blog > Quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez? Tire suas dúvidas!

Quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez? Tire suas dúvidas!

Quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez

Que delícia é adotar um pet, não é? A alegria se espalha pela casa e transborda de um amor totalmente incondicional. E a melhor forma de corresponder a esse sentimento é cuidando bem da saúde dos nossos bichinhos. Por isso, é importante saber quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez.

Essa é uma preocupação pertinente, pois uma visita ao veterinário permite avaliar o quadro clínico do animal, além da ministração das vacinas e vermífugos e orientação sobre cuidados básicos. Porém, sempre há a dúvida, principalmente quando a pessoa adota um bichinho já adulto.

Você está no blog da Rede DOK. Temos uma série de profissionais capacitados para atender seu cachorro.

Veja as especialidades veterinárias atendidas!

Descubra quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez

Antes de mais nada, é fundamental esclarecer a importância das consultas veterinárias para a saúde do animal. Essa visita tem como objetivo principal a realização de uma avaliação geral da saúde do cachorro.

Sendo assim, neste atendimento são feitos exames físicos, identificação de algum probleminha de saúde, além da atualização do esquema vacinal. Também, como já mencionado, as orientações pertinentes ao vermífugo, cuja aplicação é periódica, preferencialmente a cada três meses.

Dito isso, é bom pontuar que levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez depende da idade do animal. Afinal, há quem leve o bichinho para casa ainda filhote, enquanto outras pessoas adotam cães já adultos, inclusive castrados. Vejamos como proceder em cada caso!

Primeira consulta para filhotes

Quando se trata de filhotinhos, quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez? O ideal é agendar uma consulta o quanto antes. Trata-se do momento perfeito para o bichinho receber as vacinas obrigatórias, bem como a vermifugação.

Além disso, o tutor recebe orientações sobre dentição, comportamento do pet, castração e segurança. Quando se tratar de um animal de grande porte, o crescimento pode se estender por cerca de dois anos.

Daí, a pessoa é orientada a seguir com as visitas regulares a fim de evitar qualquer complicação, bem como acompanhar o desenvolvimento do animal.

Primeira consulta para cães adultos

Se você adota um cãozinho já adulto, o ideal é levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Primeiro, para o profissional avaliar o estado geral de saúde do pet. Em segundo lugar, proceder com todo o protocolo de vacinação.

Jamais deixe de visitar o veterinário apenas caso o bichinho apresente algum problema de saúde. Algumas doenças são silenciosas e devem ser identificadas o quanto antes, como é o caso da catarata.

Feita a primeira consulta, o ideal é ir ao veterinário, ao menos, uma vez por ano para os check-ups periódicos.

Primeira consulta para animais idosos

Felizmente, muita gente adota cãezinhos idosos para, enfim, terem uma vida confortável. Isso significa, inclusive, que levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez é urgente. Animais nesta fase da vida requerem cuidados especiais, principalmente em relação a vacinação e a alimentação.

Por fim, por se tratar de um cão idoso, a recomendação é que as visitas regulares sejam feitas a cada seis meses.

Dicas para a primeira consulta no veterinário

Além de saber quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez, há dúvidas sobre como proceder nessa consulta inicial. Principalmente porque, em alguns casos, o bichinho fica mais estressado por sair de casa (especialmente quando tem traumas anteriores).

Veja algumas dicas de como se comportar e acalmar o seu pet nesta primeira visita:

  • Anote todas as suas dúvidas antes de ir ao veterinário, principalmente se o doguinho for seu primeiro bichinho de estimação;
  • Tenha uma caixa de transporte adequada, segundo o tamanho do pet e devidamente arejada;
  • Transmita calma para o seu pet, pois essa visita inicial é primordial para determinar como serão as consultas pelo resto da vida;
  • Chegue no horário certo, ou seja, a tempo da consulta para que o animal não espere por muito tempo;
  • Leve algumas recompensas para o bichinho como petiscos ou seu brinquedo favorito. A ideia é fazê-lo se sentir confortável e menos estressado;
  • Não exija tratamentos iniciais nesta primeira consulta. O objetivo é apresentar cão ao profissional. Sendo assim, apenas fale sobre o seu pet e ouça as orientações.

 

Ademais, há casos de adotantes que resgataram seus pets em situação de abandono e maus-tratos. Isso pode indicar traumas significativos que até dificultam a retirada do animal de casa, onde já se sente mais seguro e confortável.

Nestas situações, o mais indicado é buscar profissionais que atendam a domicílio. Além do ambiente familiar, o bichinho não tem o estresse de sair de casa ou ver mais pessoas estranhas logo de cara.

Então, tirou suas dúvidas sobre quando levar o cachorro ao veterinário pela primeira vez? Tal atendimento é importante, sobretudo, para prevenir doenças e prolongar a expectativa de vida do pet. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com o profissional e seguir suas recomendações sobre visitas regulares.

Aproveite a qualidade dos hospitais veterinários da Rede Dok para preservar a saúde do seu amigão. Nossas unidades contam com profissionais capacitados nas mais diversas especialidades.

Agende uma consulta veterinária para seu cachorro. Você ama seu pet, nós amamos cuidar dele!

Confira outras postagens

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA

Dilofilariose Canina: Conheça os sintomas, tratamentos e prevenção!

A Dilofilariose Canina é um verme que se aloja no coração dos cães parasitados. Os parasitas formam grumos, levando ao aumento da câmara cardíaca do animal, resultando em um problema cardíaco. Como acontece a infecção? Assim como a maioria dos filarídeos, os membros desse gênero necessitam de hospedeiro intermediário artrópode (mosquitos) para a realização do […]

LER MATÉRIA

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise. Mas o que é Hemodiálise? Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de […]

LER MATÉRIA