Início > Blog > Qual é o melhor antipulgas para gatos? Veja opções para proteger o bichano

Qual é o melhor antipulgas para gatos? Veja opções para proteger o bichano

Qual o melhor antipulgas para gatos

Você, sem dúvidas, já deve ter visto  alguns vídeos de gatinhos com pulgas. Aquelas criaturas mínimas trazem problemas de saúde sérios aos felinos, desde doenças de pele até anemias e outras enfermidades.

Por isso, se você não quer que o seu felino tenha este tipo de problema, é fundamental saber qual é o melhor antipulgas para gatos para proteger o seu bichano.

A busca por um produto de referência se dá não só pela eficácia, como também pela segurança do pet. Afinal, são substâncias químicas que, se não certificadas, provocam reações alérgicas e até intoxicação.

Diante disso, a nossa primeira dica e, talvez, a mais importante é: agende uma consulta com seu veterinário de confiança e peça a ele a indicação de um antipulgas para seu felino. Ele vai considerar diversos fatores ao fazer uma recomendação.

Abaixo temos algumas opções, porém trata-se de sugestões, o que não dispensa uma ida ao veterinário para prescrição do medicamento adequado ao seu gatinho.

Qual é o melhor antipulgas para gatos de acordo com as boas avaliações do mercado?

Abaixo, listamos seis produtos com boas avaliações como os melhores antipulgas para gatos, tanto por especialistas da veterinária quanto de tutores. Mas, novamente, frisamos a necessidade de consultar um profissional da medicina felina previamente antes de aplicar qualquer medicação no seu pet.

Frontline

O Frontline é, sem dúvidas, uma das primeiras respostas quando o assunto é saber qual é o melhor antipulgas para gatos. Primeiro, por ter eficácia contra pulgas e carrapatos. Em segundo lugar, o bichinho não precisa ser picado para aplicação, já que esta se dá por contato.

O produto vem em três versões (spray, plus e topspot) e apresenta efeito residual de 30 dias. Ademais, a ação começa logo nas primeiras 48 horas, ou seja, bem rápido. Sem falar no preço geralmente acessível, por isso, é um dos mais buscados por protetores.

A única desvantagem, entretanto, é que sua eficácia vai diminuindo com os banhos.

 

Advocate

Mais um antipulgas bastante procurado por tutores, o Advocate é indicado principalmente para piolhos, sarnas, pulgas e vermes. Por isso, é considerado um dos melhores antipulgas para gatos.

Inicialmente, sua duração média é de 30 dias para sarnas e pulgas. Por outro lado, o efeito se estende por três meses em caso de vermes. Além de seguro e oferecer baixo risco, possui fácil aplicação na nuca do bichano.

Assim como o Frontline, tem sua eficácia reduzida conforme o animal toma banho.

Bravecto

Em terceiro lugar na nossa, o Bravecto tem fácil aplicação, também na nuca. O efeito residual é de 12 semanas e, além disso, tem uma das ações mais rápidas dessa seleção: nas primeiras 12 horas.

O produto é indicado para o tratamento de pulgas ninfas e adultas. Além disso, é aplicado como parte do tratamento de dermatite alérgica à picada de pulga, a D.A.P.P. Por fim, trata-se de um medicamento também eficaz na luta contra os carrapatos.

Assim como todos os antipulgas já mencionados, o Bravecto também tem sua eficácia reduzida com os banhos. O que, de fato, não é um problema, pois banhos não são exatamente indicados para felinos.

 

Revolution 6%

Para você que não sabe qual é o melhor antipulgas para gatos, certamente receberá uma recomendação diferente para extensão de tratamento. O Revolution é indicado para carrapatos, sarnas, pulgas, piolhos e vermes. Inicialmente, o efeito residual é de 30 dias, com aplicação segura mesmo em fêmeas gestantes e lactantes.

Porém, antes de mais nada, é preciso adquirir o produto certo conforme o peso do gato. Por isso que o acompanhamento veterinário fará a melhor recomendação. A única desvantagem do produto, entretanto, é o preço mais alto que os demais apresentados até agora.

Seresto

A Seresto é um antipulgas para gatos do tipo coleira. O efeito dura cerca de oito meses, sendo indicado tanto para pulgas quanto carrapatos e repelente o mosquito transmissor da leishmaniose.

O produto é particularmente indicado para felinos porque não tem cheiro e não solta pó. Como faz efeito, então? Pelo princípio ativo que age contra os parasitas apenas pelo contato com a gordura da pele do felino.

A única desvantagem, mais uma vez, é o preço, também mais alto se comparado a outros desta lista.

Tea Coleira Antipulgas

Por fim, encerramos as nossas explicações sobre qual é o melhor antipulgas para gatos com a apresentação de Tea Coleira. Exclusivo para felinos, o produto é indicado para animais com mais de seis semanas de vida. Ele tem longa duração, com efeito residual de até cinco meses, além de ser eficaz contra carrapatos.

Quais são os tipos de antipulgas para gatos?

Você viu que, para falar do melhor antipulgas para gatos, apresentamos produtos spray, coleira e com demais formas de aplicação? A variedade se dá pela existência de diferentes tipos de produtos, sendo os principais:

  • Coleira antipulgas, confortável, mas indicada apenas para quem tem um animal (caso outro lamba, pode ser tóxica);
  • Spray, fácil de aplicar, mas contraindicado para o animal que se lambe com frequência;
  • Pipeta, aplicada no dorso, dificultando a lambedura.

 

Ou seja, a escolha pelo melhor antipulga para gatos, quanto ao tipo, vai depender do comportamento e hábitos do seu animal. Lembre-se de que os felinos tomam banho se lambendo, logo, isso será avaliado pelo veterinário antes de definir o melhor medicamento.

Você está no blog da Rede DOK. Nossos hospitais veterinários contam com os profissionais mais qualificados para tratar bem dos pequenos animais. A nossa missão é transformar amor em cuidado!

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA