Início > Blog > O que fazer quando o cachorro está vomitando? Veja algumas dicas!

O que fazer quando o cachorro está vomitando? Veja algumas dicas!

O que fazer quando o cachorro esta vomitando

Seu filho de quatro patas vomita com frequência? Embora esse seja um reflexo normal do organismo para expulsar alimentos ou corpos indesejáveis, nem sempre significa que não demande atenção. Portanto, veja o que fazer quando o cachorro está vomitando e os sinais de que algo está errado com seu amigo.

Inicialmente, é válido saber que o vômito é provocado por diversos fatores como ansiedade, estresse, mudanças na dieta ou algum alimento que não fez bem. Por outro lado, também é sinal de que algo está errado, por exemplo, intoxicações, envenenamento, infecções e mesmo doenças mais sérias.

Ademais, é interessante saber a diferença entre regurgitar e vomitar. O primeiro ocorre quando o cão come depressa demais ou em excesso, daí, acaba colocando a comida para fora.

Porém, o vômito já expulsa algo que, às vezes, sequer é digerido. Neste caso, uma avaliação mais cuidadosa é recomendada. Em casos mais graves, uma visita a um hospital veterinário é aconselhada.

Saiba o que fazer quando o cachorro está vomitando

Sem dúvidas, qualquer alteração no comportamento do animal causa preocupação ao tutor. Primeiro, é preciso ter calma para, inclusive, ajudar o amigo durante algum mal-estar.

Por isso, confira dicas de como agir nesse momento para não entrar em pânico!

Qual é a frequência dos vômitos?

Em primeiro lugar, é preciso averiguar se ele está vomitando muito, principalmente, se há outros sintomas em conjunto.

Caso os vômitos sejam raros, claro que você ainda deve observar. Contudo, se eles forem muito frequentes e, mais ainda, acompanhados de febre e diarreia, leve o doguinho ao veterinário o mais rápido possível.

Da mesma forma, observe se o animal fica prostrado ou tem alterações comportamentais relevantes após o vômito. Todos estes sinais devem ser comentados com o veterinário!

 

Tire a água e a comida por algum tempo

Uma das dicas importantes sobre o que fazer quando o cachorro está vomitando é tirar os potinhos de comida e água de perto do animal. Este cuidado vai evitar uma compulsão alimentar que ele pode não controlar.

O jejum também ajuda a acalmar os sintomas que levam ao vômito, principalmente a náusea.

Tente hidratá-lo aos poucos

Outra ação importante é hidratar o animal aos poucos. O vômito, naturalmente, provoca a desidratação, logo, é fundamental repor o líquido perdido. Porém, como o estômago ainda está sensível, a água deve ser oferecida gradualmente.

Quanto à comida, comece a alimentação com algo mais leve, como uma canja de galinha (sem temperos para humanos).

Monitore os sintomas

Após os primeiros casos, monitore a presença de outros sintomas para saber exatamente o que fazer quando o cachorro está vomitando. Caso as crises persistam por mais de um dia, além de apresentar outras reações, leve ao veterinário imediatamente.

O profissional avaliará o animal com exames clínicos, laboratoriais e de imagem, além de determinar se há a necessidade de internação e demais tratamentos.

Aspecto do vômito

Além de todas as recomendações acima, há um ponto importantíssimo: o aspecto do vômito. Isso inclui cor e presença de corpos estranhos.

Logo, se o seu cachorro vomitou, preste atenção aos seguintes detalhes:

 

  1. Vômito amarelo: normalmente vinculado a alguma alteração no fígado, mas também pode ser provocado por ansiedade, estresse, dor ou estômago vazio;
  2. Vômito verde: assim como o amarelo, a cor pode resultar da presença da bile, deste modo, as causas também são semelhantes. Porém, exige ainda mais atenção pela intensidade da cor e presença do líquido;
  3. Vômito com espuma branca: um dos mais difíceis de diagnosticar, pode ser causado por intoxicação, infecções, inflamações, náuseas, refluxo, indigestão ou uma doença mais séria. Melhor mesmo é levá-lo ao veterinário;
  4. Vômito com sangue: não é normal vomitar sangue, por isso, é fundamental buscar tratamento imediato. Isso pode ser sinal de doenças sérias como parvovirose e cinomose, lesões ou até tumores, caso não haja algum ferimento na boca do animal;
  5. Vômito marrom: pode ser que o pet esteja comendo suas próprias fezes, principalmente por problemas emocionais.

 

Em suma, para saber o que fazer quando o cachorro está vomitando, você deve avaliar o aspecto do vômito porque ele pode indicar sua causa, inclusive, mostrando se é uma simples regurgitação. Logo, é interessante ter atenção para saber como agir.

 

Comportamentos do cão: quando não preocupar?

Vamos reforçar aqui a observação do comportamento do animal? Ainda que precisemos manter a calma, é fundamental analisar quaisquer alterações ou sintomas adjacentes.

Logo, para ajudá-lo na dúvida sobre o que fazer quando o cachorro está vomitando, recomendamos o seguinte:

 

  • Há quanto tempo o cachorro está com este problema?;
  • Quantas vezes aconteceu isso? (ajuda a saber se é um caso isolado sem mais sintomas, não demanda tanta preocupação);
  • Como é o vômito: há presença de alimentos?;
  • Qual é a coloração?;
  • O cachorro vomitou logo após comer ou muito tempo depois?;
  • Houve alteração no comportamento?;
  • Há presença de outros sintomas?.

 

Identificando sinais e as causas, que podem ser desde comer depressa até verminoses ou outras doenças, fica mais fácil tratar o problema. Neste caso, é imprescindível atender às recomendações do profissional veterinário.

Por isso, após concluir a sua leitura sobre o que fazer quando o cachorro está vomitando, dedique uma atenção especial ao animal e monitore os demais sintomas relacionados. Recomendamos que, em caso de dúvidas e ao menor sinal de mais sintomas, entre em contato com seu veterinário de confiança.

Temos uma equipe multidisciplinar em cada hospital veterinário, que conta com equipamentos de última geração, para realizar exames e tratar as mais diversas enfermidades. Agende agora uma consulta veterinária para seu cãozinho!

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA