Início > Blog > Como dar comprimido para cães?

Como dar comprimido para cães?

Como dar comprimidos para cães

Cuidar da saúde de animais domésticos não é fácil. Essa é uma realidade tanto para os profissionais da veterinária quanto para os tutores. Os bichinhos não sabem os motivos pelos quais estão passando por procedimentos, o que é uma situação que pode assustá-los.

Isso é especialmente verdade quando os procedimentos em questão envolvem sensações desagradáveis, como a dor, o desconforto ou um gosto ruim. É nesse último exemplo que está a ingestão de medicamentos, um dos maiores desafios enfrentados pelos tutores.

É importante que você aprenda como dar comprimido para cães, já que este tipo de atitude será muito comum nos cuidados com eles. Porém, nada de fazer automedicação, sempre siga as recomendações passadas pelo veterinário de confiança.

Você está no blog da Rede DOK. Temos uma série de profissionais capacitados para atender seu animal.

Veja as especialidades veterinárias atendidas!

7 dicas de como dar comprimido para cães

A fim de ajudar tutores que querem descobrir a melhor maneira de dar comprimidos para seus cães, nessa lista nós compilamos sete dicas! Elas estão organizadas na ordem em que devem ser tentadas, podendo ou não complementar umas às outras, tudo bem? Vamos lá!

Ofereça o comprimido

Quando falamos sobre como dar comprimido para cães, a primeira alternativa deve sempre ser a mais simples: ofereça o remédio ao animal! Embora isso não funcione com todos os pets, existem aqueles que se interessam por qualquer coisa que esteja nas mãos do tutor.

Essa dica depende muito da personalidade do seu cachorro, se ele é mais desatento ou dócil. Em muitos casos, tutores partem direto para as alternativas mais difíceis por imaginar que o pet não aceitará o comprimido, quando na verdade isso pode não representar um problema.

Coloque o comprimido em um petisco

Se o cachorro não aceitar o comprimido diretamente da sua mão, a segunda alternativa é tentar “enganá-lo”. Existem algumas maneiras de fazer isso, mas a mais simples é disfarçar o remédio entre comidas que o animal gosta, seja a ração, sachês, patês ou uma carne.

O comprimido deve ser colocado de forma intacta entre o alimento, de maneira que o cachorro o consuma sem que perceba. Comidas moles ou com molhos são mais indicadas, já que existe menor chance de o cachorro simplesmente comer o restante e deixar o remédio.

Como saber se o cachorro tem catarata? Veja aqui!

Deixe o cão calmo

Se as alternativas anteriores não funcionaram, o próximo passo é inserir o comprimido diretamente na boca do animal. Apesar disso, essa ainda não é a alternativa forçada! Alguns cães podem não aceitar o remédio por conta própria, mas o ingerem caso o tutor o sirva.

Para que essa ideia seja mais facilmente executada, espere até que o pet esteja calmo. Uma boa alternativa é praticar brincadeiras e/ou exercícios previamente a fim de deixá-lo mais relaxado. Quando a oportunidade surgir, coloque o comprimido com ou sem algum petisco em sua boca.

Peça a ajuda de outra pessoa

Se nenhuma das ideias de como dar comprimido para cães acima funcionou, chegou a hora forçar a medicação. É importante dizer que esse método não envolve qualquer tipo de violência! O cachorro estará ingerindo o remédio contra sua vontade, mas com o objetivo de melhorar a sua saúde.

Se possível, peça a ajuda de outra pessoa, a qual irá manter o pet imobilizado. Abra a boca dele de maneira delicada e coloque o comprimido atrás da língua. Em seguida, feche a boca do cão e a mantenha assim por breves segundos a fim de que ele engula o medicamento.

Deixe água ou petiscos disponíveis para ajudar na ingestão

A fim de facilitar a digestão do remédio, é interessante que tutores deixem água e outras comidas disponíveis após a sua ingestão. Isto, é claro, seguindo as recomendações do seu médico veterinário! Alguns comprimidos têm interações diferentes com diversos alimentos.

No caso de remédios contínuos, a ideia também pode servir como uma recompensa. Caso o cão perceba que, se ingerir o comprimido, ganhará alguma comida que gosta, isso pode fazer com que ele decida aceitá-lo mais facilmente nas próximas oportunidades.

Descubra se pode (ou não) amassar e abrir o comprimido

Uma das ideias mais frequentes dos tutores é amassar ou abrir comprimidos a fim de tornar mais fácil escondê-los nos alimentos. Embora essa seja uma ideia aceitável em alguns casos, é muito importante que a alternativa seja discutida com o veterinário que cuida do seu pet.

Descobrir essa informação é vital porque nem todo comprimido pode ser amassado ou aberto. Caso o veterinário diga que a alternativa pode ser usada, não terá problemas. Do contrário, o recomendado é tentar todas as ideias anteriores, da mais simples à mais difícil.

Aprenda dicas de como deixar o cachorro feliz

Descarte comprimidos que sejam cuspidos

Uma das dicas mais importantes sobre como dar comprimido para cães é garantir que eles foram devidamente ingeridos. Caso o animal cuspa o medicamento, você deverá repetir os processos. Um detalhe importante é que o ato de cuspir pode prejudicar o remédio.

A saliva faz com que substâncias em remédios sejam dissolvidas, o que atrapalha a ação de alguns medicamentos. Assim como na dica anterior, é preciso se informar com o veterinário. Se não tiver certeza, opte pela alternativa mais segura e descarte o comprimido que foi cuspido.

Com as informações adequadas e muito amor, qualquer tratamento de saúde indicado para animais domésticos pode ser realizado. O mais importante é que você esteja devidamente instruído pelos profissionais da área veterinária e tenha paciência com o seu bichinho!

Caso as dicas acima não tenham sucesso, o mais recomendado é que agende uma consulta com um médico veterinário, mesmo que o pet não esteja doente. O profissional irá instruí-lo sobre a forma adequada de conduzir as situações!

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA