Início > Blog > Quais frutas o coelho pode comer

Quais frutas o coelho pode comer

Quais frutas o coelho pode comer

Você sabia que existem ao todo mais de 40 diferentes raças de coelhos? Assim como acontece com outros animais, cada uma delas possui suas características próprias. Apesar disso, todas compartilham alguns hábitos e dietas alimentares, especialmente as domésticas.

Compreender o que estes animais podem ou não podem comer é uma parte importante do papel de um tutor. Quando servidos com alimentos que não fazem bem ao seu organismo, os coelhos podem ter problemas de saúde, o que requer muita atenção!

Se você tem um de estimação, é muito importante que entenda quais frutas o coelho pode comer para oferecer a ele a melhor alimentação, preservando a sua saúde e bem-estar. Para ajudá-lo, explicaremos abaixo as melhores opções.

Você está no blog da Rede DOK. Temos uma série de profissionais capacitados para atender seu animal.

 

Descubra quais frutas o coelho pode comer

Frutas são alguns dos alimentos mais recomendados para a dieta de pessoas e da maioria dos animais. Os coelhos de estimação estão inclusos aqui! Abaixo nós listamos as 10 principais opções que podem ser servidas aos orelhudos, ponderando suas características.

Laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitaminas dos complexos A e B, de cálcio e de fibras, além de contribuir para a atuação do metabolismo e funcionamento dos olhos e estômago. Apesar disso, é importante que o tutor retire a casca antes de dá-la ao coelho de estimação.

Maçã

Para você que não sabe quais frutas o coelho pode comer, entenda que a maçã merece alguma atenção antes de ser oferecida como comida ao animal. É importante que sejam retiradas as sementes e que ela seja cortada em pedaços pequenos, facilitando a digestão. A ideia é servi-la somente como petisco!

Manga

A manga é uma das frutas preferidas de muitas pessoas. Felizmente, os orelhudos também podem comê-la! Rica em vitaminas, minerais e fibras, ela pode ser servida algumas vezes na semana. Assim como outras opções, é preciso ficar atento e não exagerar na dose.

Morango

O morango é outra das frutas que os coelhos podem comer. Apesar disso, o tutor deve considerar que este tipo contém uma grande quantidade de frutose, o que pode ser maléfico ao animal se consumido em excesso. Quando existe exagero, este alimento pode levar ao aumento de peso.

Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas mais ácidas que podem ser consumidas pelos coelhos. Isso significa que a sua quantidade também deve ser regulada a fim de não prejudicar o estômago do seu pet. Quando dosada, esta opção ajuda no controle de pelos no estômago.

Cereja

Seguindo a nossa lista de dicas sobre quais frutas o coelho pode comer vem a cereja, uma das opções preferidas da maioria dos bichinhos! Assim como acontece com a maçã, é preciso que os tutores fiquem atentos para as sementes e para a quantidade servida durante a semana.

Kiwi

O kiwi é uma fruta azedinha, o que os coelhos gostam bastante. Assim como a laranja, ela deve ser servida sem casca. Uma dica interessante é considerar a maneira como nós humanos a saboreamos: se retiramos a casca para comer, também retiramos para eles!

Melão

Rico em água, o melão é outra possibilidade de fruta para os coelhos. Quando consumida em grande quantidade, ela pode prejudicar o funcionamento do sistema digestivo, então é importante praticar o controle. Assim como outras recomendações, é necessário cortar em cubos antes de servi-la.

Pêssego

Além da casca, o pêssego também possui caroço, o que significa que o tutor deverá retirar essas duas coisas antes de servir a fruta ao seu bichinho de estimação. Esta opção é rica em vitaminas do complexo A e do complexo B, entre outras, o que é benéfico ao organismo do animal.

Pera

A maioria das sementes das frutas possui uma quantidade elevada de cianeto, o que pode ser muito prejudicial ao organismo dos coelhos domésticos. Na hora de servir a pera, os tutores devem retirar as sementes e cortá-la em pedaços.

Após indicar quais frutas o coelho pode comer, saiba que a dieta deles pode conter também: amora, caqui, framboesa, mamão, melancia, nectarina, pitanga e tangerina. Caso você esteja em dúvida se uma opção é proibida, o indicado é consultar um profissional da área veterinária.

 

Quais frutas o coelho não pode comer?

Tão necessário quanto saber quais frutas o coelho pode comer é conhecer aquelas que não devem cumprir o propósito de alimento. Na verdade, o conhecimento de quais evitar é ainda mais importante!

Dentre as principais frutas a serem evitadas podemos citar o abacate, a graviola, o figo e a nêspera. Outras como a ameixa, o damasco e a banana possuem propriedades que tornam a sua recomendação restrita, mas não inteiramente proibida. O importante é saber dosar.

Com relação aos motivos de essas frutas serem evitadas, o abacate possui um composto tóxico ao organismo dos coelhos, enquanto a graviola é rica em gorduras. Por outro lado, o figo possui açúcar em excesso e a nêspera carrega cianeto próximo das suas sementes.

Como você provavelmente percebeu, muitas frutas podem ser servidas aos coelhos desde que em quantidades moderadas e se atentando às partes que eles não podem comer. Quando incluídas em uma dieta balanceada, elas são grandes aliadas da saúde!

Após estas explicações, nossa dica é que você agende uma consulta com seu veterinário de confiança para receber orientações mais completas sobre os cuidados com o seu coelho de estimação.

Aqui no DOK temos profissionais de diversas especialidades, dentre elas:

Anestesia veterinária

Nutrição animal

Medicina de felinos

 

Confira outras postagens

O que fazer quando o gato esta gripado

O que fazer quando o gato está gripado? Entenda as causas e cuidados

Seu gato está gripado e você não sabe o que fazer? Confira 7 cuidados importantes para uma melhora rápida do seu animal de estimação!

LER MATÉRIA
O que perguntar ao veterinário na primeira consulta

O que perguntar ao veterinário na primeira consulta? Veja nossas dicas!

Vai levar o seu pet para a primeira consulta veterinária? Confira 9 dicas e saiba o que perguntar ao veterinário na primeira visita!

LER MATÉRIA
O que fazer quando o gato está babando

O que fazer quando o gato está babando? Veja algumas dicas

Seu gato está babando e você não sabe o que fazer? Confira quais são os principais diagnósticos e tratamentos associados a essa patologia!

LER MATÉRIA