Início > Blog > Quando procurar um Médico Veterinário Odontologista? Entenda!

Quando procurar um Médico Veterinário Odontologista? Entenda!

Assim como os seres humanos, os animais de estimação necessitam de cuidados regulares com a higiene pessoal para garantir sua saúde e bem-estar. Entre esses cuidados, destaca-se a importância da higienização bucal.
Um médico veterinário odontologista é treinado para diagnosticar e tratar problemas dentários e periodontais em animais. Ele pode realizar procedimentos como limpezas profundas, extrações e tratamentos de canal, além de fornecer orientações sobre a manutenção da higiene bucal em casa.

Quando procurar um Médico Veterinário Odontologista?

A negligência na higiene oral pode levar ao acúmulo de tártaro, inflamação das gengivas e até mesmo à perda de dentes. Se o seu pet apresenta sinais como mau hálito persistente, dificuldade para mastigar, gengivas vermelhas ou inchadas e sangramento, é crucial buscar a ajuda de um especialista. Essas manifestações são indicativos de doenças periodontais, que podem causar dor e afetar a saúde geral do animal.

Check-ups regulares

Os check-ups regulares com um veterinário odontologista permitem o diagnóstico precoce de problemas como acúmulo de tártaro, gengivite e outras doenças periodontais, que podem se tornar graves e afetar outros órgãos do corpo do pet.

Durante essas consultas, o veterinário odontologista realiza uma avaliação completa da cavidade bucal do animal. Isso inclui a limpeza profissional dos dentes, identificação de lesões ou anomalias, e orientações ao tutor sobre as melhores práticas para a manutenção da higiene oral em casa. Esses cuidados são fundamentais para prevenir complicações futuras.

Segundo a médica veterinária odontologista da rede DOK, Aryane Chiarella, o ideal é realizar essas consultas de avaliação ao menos uma vez por ano.

Investir em check-ups regulares com um veterinário odontologista é uma maneira eficaz de assegurar que seu pet tenha uma vida longa e livre de desconfortos dentários.

Realização de exames

Os procedimentos, como limpezas profundas e extrações, são realizados sob anestesia, garantindo que não haja dor nem desconforto para o animal.

Antes de qualquer intervenção, a equipe anestésica realiza uma avaliação minuciosa para determinar a melhor abordagem anestésica para cada pet. Esse estudo detalhado assegura que o processo seja o mais seguro possível. Após a administração da anestesia, o veterinário realiza o procedimento odontológico necessário, seja ele uma limpeza, tratamento de canal ou extração dentária.

O pós-operatório é doloroso?

É importante ressaltar que cada caso é único, e a recuperação pós-operatória pode variar de acordo com o tipo de procedimento realizado e a condição de saúde do animal. Em geral, é comum observar um período de desconforto nos primeiros dias após a cirurgia, mas isso faz parte do processo de cicatrização e recuperação.
”Eu falo que os primeiros 15 dias são os mais críticos que é quando o animal vai se alimentar de ração mais úmida, uma água mais gelada mas depois disso a vida volta a ser normal”, afirmou Chiarella.

 

Confira outras postagens

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA

Dilofilariose Canina: Conheça os sintomas, tratamentos e prevenção!

A Dilofilariose Canina é um verme que se aloja no coração dos cães parasitados. Os parasitas formam grumos, levando ao aumento da câmara cardíaca do animal, resultando em um problema cardíaco. Como acontece a infecção? Assim como a maioria dos filarídeos, os membros desse gênero necessitam de hospedeiro intermediário artrópode (mosquitos) para a realização do […]

LER MATÉRIA

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise. Mas o que é Hemodiálise? Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de […]

LER MATÉRIA