Início > Blog > Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise.

Mas o que é Hemodiálise?

Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de líquidos e eletrólitos. No entanto, quando os rins não conseguem mais realizar essa filtragem de maneira natural, a hemodiálise é utilizada para assumir essa função.

E como funciona?

O diretor do Hospital Veterinário DOK Recife, especialista em Nefrologia e pioneiro em Hemodiálise no estado de Pernambuco, compartilhou conosco insights sobre o procedimento.

Inicialmente, há uma avaliação abrangente da saúde do animal, incluindo análises de sangue e urina, para determinar a necessidade da hemodiálise. É fundamental que um nefrologista especializado planeje e conduza o procedimento para garantir seu êxito.

O acesso ao sistema vascular é estabelecido geralmente por meio de um cateter em uma veia importante, permitindo a retirada, filtragem e retorno do sangue. Durante a sessão, o sangue é bombeado para fora do corpo e passa por uma máquina contendo um filtro especial, o dialisador, que realiza a remoção de toxinas, resíduos e excesso de fluidos do sangue. Posteriormente, o sangue é reintroduzido no corpo do animal.

É imprescindível a presença constante do nefrologista durante todo o procedimento para assegurar sua segurança, monitorando os sinais vitais do pet, incluindo a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Importante ressaltar que o animal não se torna dependente do tratamento. Após a sessão, o veterinário acompanha a recuperação e determina a quantidade de sessões necessárias para o caso clínico. Todo procedimento é indolor, não requer sedação e apresenta baixo risco à vida do pet.

Quando é necessária?

A doença renal pode se manifestar de duas formas principais: aguda e crônica.

A doença renal aguda pode ser causada por intoxicação ou envenenamento.
A doença renal crônica pode, ao longo da sua evolução, apresentar uma reagudização, necessitando nesses casos, de hemodiálise.

Quais os sintomas?

Os sintomas das doenças renais incluem sede excessiva, alterações na quantidade e cor da urina (como aumento ou diminuição e urina mais clara), perda de apetite, vômitos, emagrecimento e cansaço extremo. Além disso, é possível notar fraqueza, desidratação e feridas na boca.

O que fazer ao perceber os sintomas?

Quando você identificar indícios de doença crônica em seu pet, é crucial manter a serenidade e buscar prontamente um médico veterinário especializado em nefrologia, pois ele terá o conhecimento necessário para recomendar o tratamento mais adequado para o seu animal.

 

 

Confira outras postagens

Você já cuidou dos olhos do seu pet hoje? Conheça a importância da Oftalmologia

A saúde ocular dos animais de estimação é frequentemente negligenciada, pois muitos deles, mesmo cegos de um olho, não demonstram sinais visíveis e se adaptam bem ao ambiente. Por isso, é comum que tutores não percebam a cegueira parcial ou outros problemas oculares em seus pets. Importância da consulta Oftalmológica Consultas oftalmológicas regulares são essenciais […]

LER MATÉRIA

Dilofilariose Canina: Conheça os sintomas, tratamentos e prevenção!

A Dilofilariose Canina é um verme que se aloja no coração dos cães parasitados. Os parasitas formam grumos, levando ao aumento da câmara cardíaca do animal, resultando em um problema cardíaco. Como acontece a infecção? Assim como a maioria dos filarídeos, os membros desse gênero necessitam de hospedeiro intermediário artrópode (mosquitos) para a realização do […]

LER MATÉRIA

Hemodiálise para pets? Vem saber mais!

A medicina veterinária tem registrado avanços nos últimos anos, e os tratamentos inovadores para diversas condições têm proporcionado cada vez mais qualidade de vida aos pacientes pets. Um desses progressos é a hemodiálise. Mas o que é Hemodiálise? Os rins funcionam como um filtro natural do corpo, eliminando substâncias indesejadas e regulando os níveis de […]

LER MATÉRIA